Tipos de Vinhos
17 Comentários

O que é o tal do Vinho Azul: é realmente um vinho ou uma modinha?

Tipos de Vinhos
17 Comentários

O vinho azul, a bebida que sacode o mundo do vinho. Uma nova variedade de vinhos foi criada na Espanha: o vinho azul. E devemos admitir que realmente queremos experimentá-lo.

Vinho AzulVinho azul. Não, você não ouviu errado. A marca espanhola Gik Blue oferece este vinho original. Alias, digamos – extremamente original.

O conceito foi desenvolvido ao longo de dois anos por seis empresários espanhóis com vinte anos, colaborando com uma universidade basca e um centro de pesquisa de alimentos. Mas e o que o mundo do vinho achou disso?

Interessados em saber mais sobre a Gik Blue: https://giklive.com/product/blue-wine

Amantes de bons vinhos e produtos naturais, tenha a certeza, a cor azul da nossa próxima bebida de glamour favorita (pelo menos, esperamos) não é nada química, assim dizem os idealizadores.

Como é obtida a coloração azul no Vinho Azul?

É obtido graças a uma mistura de uvas brancas e roxas e tudo sem corante! Então sim, é um vinho VERDADEIRO.

Um vinho legal e de glamour em breve. Perfeito, não? Acabamos de aprender que o vinho azul não é feito com corantes!

Garrafa de Vinho Azul

O vinho azul nasceu no desejo de um jovem empresário de “agitar um pouco um pouco, criar algo novo, algo diferente”. E como ele fez isso?

Então, sim, este novo vinho pode ofender os amantes do vinho e os especialistas em vinhos, mas esse é o objetivo: esquecer o que sabemos sobre vinho, padrões e testar algo novo. Nós dizemos sim.

Vinho Azul

De acordo com a nota oficial de degustação, este vinho revolucionário tem uma intensidade aromática média, aromas de uvas e frutas maduras. É um vinho doce com uma acidez marcada mas doce.

Recomenda-se que sirva frio, a menos de 10° C. Pode ser melhor servido com sushi, nachos de guacamole, tzatziki, macarrão carbonara, salmão defumado. Pronto para testar? As dicas te deixaram com água na boca, não? Então vamos!

Vinho azul é proibido no Brasil, mas como?

Se assim for, a garrafa está disponível no site do Gik Blue entre 6,50 e 10 €, pode ser entregue apenas na Espanha. Mas este não é um problema.

Vários importadores tem interessa em trazer o Vinho Azul para o Brasil, mas o MAPA impediu as importações.

Segundo o Mapa, o vinho contém sim, coloríficos não-naturais, e a lei brasileira diz que vinhos não podem ter corantes. Então, o vinho azul ficou preso na alfândega.

Porém, os produtores dizem que não, não tem corante artificial nenhum. A batalha ainda pode ser grande. Enquanto isso, você não pode contar pra ninguém, mas há algumas garrafas no mercado negro.

  • Você pode conseguir uma no Mercado Livre, isso mesmo! Porém NÃO PODEMOS GARANTIR QUE ESSA VERSÃO REALMENTE NÃO TENHA CORANTES. {Compre por sua conta e risco, se ainda estiver disponível.}
  • Soubemos que há bares na região sul que oferecem o vinho, foram trazidos direto da Espanha.

Estamos pensando em fazer uma petição para pedir aos empresários que consigam reverter a situação, afinal de contas, o verão está aqui!

Por enquanto, a gente precisa se contentar em dar uma olhada no Instagram (devemos admitir que ele é muito fotogênico).

E você, o que acha do Vinho Azul? Já experimentou? Conta pra gente!

E qual seria a taça de vinho azul ideal?

Pelo que andamos observando, o vinho azul é democrático e consegue ser servido de forma fácil tanto em taças de vinhos tintos quanto taças de vinhos brancos.

Mas convenhamos, por ser um vinho um pouco mais refrescante, eu indicaria a taça de vinho branco para o vinho azul. E as fotos que vimos até o momento pelos Instagram da vida corroboram com minha sugestão.

E não há como dizer que o vinho azul na taça de vinho branco perde qualquer elegância. Portanto, a melhoro taça para o vinho azul é a taça de vinho branco.

Indigotina, o corante orgânico, seria um problema

Especialmente indigotina, o corante orgânico que dá uma cor inimitável ao vinho Gik, isso seria um problema, explica Rayon-Boisson. A presença do pigmento na composição da bebida alcoólica e seu papel na cor azul do produto não estarão claramente indicados no rótulo.

O último também inclui informações escritas em inglês que, para uma melhor compreensão da natureza da bebida pelos clientes da Auchan, devem ser traduzidas para o francês. A marca nórdica ainda não comunicou a data em que o vinho azul reaparecerá nos seus hipermercados.

“Nós não somos viticultores. Somos criadores”

É assim que os fundadores de Gik Vino Azul se descrevem, que não significam nada menos do que revolucionar a indústria do vinho com o seu “vinho azul”, ou vino azul, uma bebida alcoólica açucarada à base de uva lançada no mercado. Espanhol em 2015 e à venda exclusivamente na Web.

Todos com os vinte e poucos anos, sem qualquer experiência anterior de vinho, certamente não é a humildade que os sufoca.

“Nós acreditamos em uma rebelião criativa, queremos construir coisas novas, romper com o passado para criar nosso próprio futuro”, lê o site da empresa espanhola.

Um discurso que se parece muito mais com o lançamento de um techno do que um produtor de vinho. Isso não é totalmente falso, já que a jovem equipe de empresários colocou acima de tudo a inovação tecnológica para se destacar.

Pigmentos naturais

Mas qual é o segredo desta incrível cor? De acordo com a sua “folha anti-técnica” (somos rebeldes ou não somos!), Vino azul tira o seu vestido azul de pigmentos naturais, índigo e antocianina, que vem da pele de uvas usado para sua elaboração.

“Estamos trabalhando com vinhas de diferentes partes da Espanha, cujo sabor e cor estamos melhorando através da tecnologia de alimentos”, diz.

Desenvolvido em colaboração com a Universidade do País Basco e Azti Tecnalia, um centro basco de pesquisa e inovação alimentar, o Gïk Live é composto de uma mistura de uvas vermelhas e brancas de regiões como La Rioja, Zaragoza, León e Castilla-La Mancha. Sem açúcar adicionado, no entanto, contém edulcorantes que lhe dão sabor doce e doce.

A folha de prova também menciona “aromas de vinho frescos e agradáveis” e “notas de frutas maduras”. Com um teor de álcool de 11,5%, é idealmente bebido em torno de 13°C, como acompanhamento de sushi, chips de guacamole, salmão defumado ou molho tzatziki.

Uma garrafa de 750ml detalhada custa por volta de 10 euros, ou seja, cerca de US$ 15. Mas lembrando, gente, esse vinho é original da Espanha. O Vinho Azul de Portugal, na verdade, é da Espanha.

Por enquanto, o Gik Vino Azul só é vendido online na Espanha, mas a empresa espera expandir seu mercado para outros países da Europa, depois para os Estados Unidos, relata o Eater. E a gente, fica na espera por fotos lindas para nosso Instagram. Ou não.

Qual sua opinião sobre o Vinho Azul?

Tome um tempo e deixe sua contribuição nos comentários, quem sabe não sai outro artigo com a participação de vocês em breve! 🙂

Tags: Polêmica, Vinho Azul
Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

17 Comentários. Deixe novo

  • Maria celeste da silva biague
    20 de jul, 2023 12:44h

    Quer vinho Hugo axul

    Responder
  • JUSSARA MOREIRA RIBEIRO
    19 de fev, 2021 22:16h

    Mentiras pra vender o produto. Se o ministerio da agricultura proibiu é pq não é boa coisa. Nada de orgãnico não. Não caiam nessa!!

    Responder
  • CARMELITA LOFFI
    25 de nov, 2020 15:31h

    PARABÉNS. EXCELENTE MENSAGEM DE TEXTO.ESTE VINHO DEVE SER UMA DELÍCIA DEGUSTACAO.UM VINHO DOCE COM UMA ACIDEZ MARCADA MAS DOCE

    Responder
  • Fillipe Swamy Baade Dias
    4 de jul, 2020 17:13h

    Eu nunca vi uma uva azul.
    Isso é uma aberração, o corante pode ser natural, mas não faz parte da química do vinho.

    Responder
  • Zé Santos dos Santos
    18 de maio, 2020 21:43h

    O mercado de vinhos de qualidade já não é fácil agora imagina pra essa aberração ….pra não dizer porcaria ….

    Responder
    • Pois então, Zé, mas pelo menos tem saída, ajuda a manter alguns estabelecimentos de pé, gerando algum lucro…

      Toda moeda tem dois lados, né? Se tem demanda, que bebam, rs.

      Marcos.

      Responder
  • Boa noite.
    Aprecio um bom vinho,irei encomendar para o meu barzinho rs

    Responder
  • A reprtagem fala que nao possui corantes, mas segundo informações, o vinho azul é feito com a utilização de dois pigmentos naturais e açúcar. Vide: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Blue_wine

    Responder
    • Oi Fabio!,

      É complexo a gente definir, na verdade, o Vinho Azul, já que não existe legislação prevendo esse tipo de “vinho”. Tecnicamente ele é vinho, apenas. Em alguns países existem corantes artificiais. No caso do primeiro vinho azul, os espanhóis dizem não ter corante artificial. O que a gente sabe é que em alguns países corantes (naturais ou artificiais) são proibidos em qualquer vinho, como no Brasil. Mas de novo, como não existe nenhuma lei regulamentando o “vinho azul” você vai achar fonte que diz que tem e ela está correta. Vai encontrar fonte que diz que não tem e também está correto. Outro detalhe que a gente precisa prestar atenção é que ter “corante natural” significa que algo foi colocado no vinho pra dar a coloração azul. Ter “corante artificial” significa o mesmo. Agora, dizer que não há corante, significa que o vinho precisa ter nascido azul, sem interferência de corante, seja ele natural ou artificial. Nesse ponto que você trouxe a gente não consegue ter uma definição exata se tem ou não qualquer tipo de corante, a menos que o fabricante tenha expressado (se a legislação exige que assim ele o faça). São muitas variáveis nesse caso do vinho azul… Quando tratamos dos outros, branco, rosé, fica tudo muito mais fácil, por existir todo um histórico definindo como se faz, o que pode, o que não pode…

      Responder
  • Ótimo esclarecimento. Muito claro e objetivo .

    Responder
  • Evamil Rosado
    5 de maio, 2019 11:42h

    Já tive a oportunidade de degustar espumante Blue moscatel marca espanhola Dona Luciano muito aromático levemente doce muito agradável não percebi na taça nem um sinal de tintura artificial, para mim está aprovado o vinho azul.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.