Para Iniciantes
7 Comentários

Vinho Para Iniciantes: Por Onde Começar?

Para Iniciantes
7 Comentários

As informações que vamos passar nessa postagem são básicas, rápidas e objetivas. Considero elas a base de tudo, uma espécie de guia do vinho para iniciantes. Se você está decidido a aprender um pouco mais, chegou ao lugar certo. Vamos mergulhar, então, no nosso texto sobre vinho para quem está começando.

Para aqueles que querem se inserir no mundo dos vinhos, é sempre interessante conhecer algumas informações básicas, porém importantíssimas.

vinho para iniciantesPara começarmos, é bom compreender que cada vinho tem uma personalidade, e desvendá-la é tarefa para você, iniciante no vinho.

Cada garrafa deve intrigá-lo a conhecer mais. Se isso não estiver acontecendo, talvez aprender sobre vinho não seja pra você.

Porém não é preciso nenhum talento para aprender sobre vinhos. Qualquer pessoa com um pouco de paciência, dedicação e vontade de beber (claro), consegue aprender sobre vinho. Isso eu posso garantir pra você.

Por isso é preciso buscar saber sobre as uvas, a fermentação, o aroma e sabor do vinho, tempo de guarda e tipo de vinho.

Além disso, quais são as harmonizações que combinam com o vinho que foi escolhido.

Juntando todas estas informações acima vocês poderão ter um ótima experiência com o vinho escolhido.

Dicas de estudo sobre vinho para quem está começando

Preparamos algumas dicas de ouro pra quem está começando. São simples, básicas, porém necessárias. Em pouco tempo você vai deixar de ler artigos sobre vinho para iniciantes e vai passar a ler artigos de como degustar um bom vinho.

O importante para quem quer ser um degustador de vinho é conhecer sobre alguns tipos de uvas, já que são elas que dão sabor ao vinho.

Elas que determinam a forma de produção desse vinho, lembrando de que nos rótulos, sempre vem especificado o tipo de uva com que o vinho foi produzido. A uva irá definir a coloração, aromas e sabores do vinho escolhido.

Vinho para iniciantes: Os tipos de uvas mais populares na produção de vinhos

  • Uvas Malbec:
    As uvas Malbec possuem bago em forma de esfera, cachos de tamanho médio, com polpa macia de cor preta azulada. Os vinhos produzidos com as uvas Malbec são de cor vermelho púrpura, de cor intensa com caráter macio e frutado.
  • Uvas Merlot:
    Usada na produção de vinhos tintos, as uvas Merlot possuem aromas intensos e perfumados. Lembram sabor de cerejas maduras doces, seus taninos macios e maduros de pouca acidez. Vinhos que na maioria das vezes são muito elegantes.
  • Uvas Carmenére:
    Uvas de cor vermelho rubí, dependendo da maturação. Muito famosa no Chile, a Carménère ganhou o coração dos brasileiros também. Com aroma de frutas vermelhas e especiarias.
  • Uvas Pinot Noir:
    As uvas Pinot Noir são mais usadas na produção de vinhos suaves e discretos, porém muito sofisticados e elegantes. Lembrando que a Pinot Noir é uma das mais famosas uvas de origem francesa, praticamente impossível de reproduzir em outras partes do mundo.
  • Uvas Chardonnay:
    É chamada a Rainha das Uvas Brancas. Usada na produção do vinho branco, é cultivada em vários países, inclusive no Brasil, onde há bons exemplares deste vinho. O Chardonnay mostra sabores diferenciados dependendo do Terroir onde é cultivado. Pode variar de vinhos mais leves, delicados a estruturados a encorpados.
  • Sauvignon Blanc:
    Produz um vinho leve e fresco, com boa acidez e sabor discretamente herbáceo. No Brasil, na região da Serra Catarinense, mais especificamente em São Joaquim, ótimos vinhos Sauvignon Blanc podem ser degustados e são de qualidade ímpar.

Classificações de vinhos

É importante na hora da escolha de um bom vinho saber diferenciar suas classificações. Ou tipos de vinho.

Os vinhos podem ser Tintos, Rosés, Brancos, Espumantes. Determinados pelo tipo de uvas que foi usada em sua produção, método que o vinho foi feito, pelo teor alcoólico e também pelo teor de açúcar em sua composição.

Quanto ao nível de doçura

  • Vinho seco:
    Contém até 5 gramas de açúcar para cada litro de bebida.
  • Vinho suave:
    Produzido com até 20 gramas de açúcar para cada litro de bebida.
  • Vinho meio seco:
    Preparado com 5 a 20 gramas de açúcar para cada litro de bebida.

Quanto as cores do vinho

As cores dos vinhos também são determinadas de acordo ao tipo de uva e tempo de fermentação utilizado na produção desses vinhos. É uma ótima dica para de vinho para iniciantes, sempre observar a cor do vinho antes de qualquer passo. Observe:

  • Vinho Tinto
    Produzido com uvas escuras, ou seja, uvas de coloração avermelhada ou roxa. É o tipo mais comercializado.
  • Vinho Branco
    Vinho produzido a partir de uvas brancas ou uvas escuras, mas sem a casca.
  • Vinho Rosé
    Produzido com uvas escuras, mas que liberam pouca coloração no processo de fermentação.

Quanto ao teor alcoólico dos vinhos

  • Vinho de mesa:
    São vinhos que podem ser comuns, finos, nobres, especiais, frisantes ou gaseificados. Com graduação alcoólica entre 10 a 13 %.
  • Vinhos Leves:
    Com graduação alcoólica de 7% a 9%.
  • Vinho Compostos:
    Com graduação alcoólica entre 14 a 18%, esses vinhos como o próprio nome diz pode ser misturado geralmente com outras frutas como pêssego, framboesa e outros. Observando que se você mistura outra fruta, não é mais vinho, passa a ser um Licor!
  • Vinhos licorosos:
    Com graduação alcoólica entre 15 a 18%. Esses vinhos têm aspecto de licor.
  • Vinho Espumantes:
    Espumantes com graduação alcoólica de 10% a 16%.

Deixando de ser um iniciante no vinho e aprendendo a harmonizar vinhos com comida

É importante conhecer algumas combinações gastronômicas para harmonizar vinhos de forma correta. Isso porque certo a alimentos podem mudar o sabor do vinho e assim estragar a degustação. Veja algumas dicas:

  • Vinhos Brancos e Roses:
    Massas, frango, peixes, frutos do mar e saladas, molho branco, queijos e massa mole,
  • Vinhos Tintos:
    Carnes vermelhas, molhos vermelhos. Queijos de massa dura.
  • Espumantes e frisantes:
    Saladas, petiscos, algumas frutas e sobremesas.
  • Vinhos doces:
    Queijos azuis e sobremesas em geral.

Aqui estão algumas dicas para quem pretende adentrar no mundo da degustação de vinhos. É importante lembrar que não precisa de muito investimento.

Basta coragem e uma boa taça de vinho na mão. Aliás, nós já falamos sobre essa coragem pra aprender sobre vinhos antes.

Existem no mercado vinhos baratos e de boa qualidade, principalmente para degustadores iniciantes.

Vale lembrar que o vinho é uma bebida rejuvenescedora que trata bem tanto o corpo como a mente daqueles que o apreciam. Explore mais nossos artigos:

Conte pra gente o que você achou nos comentários!

Tags: básico do vinho, iníciantes
Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

7 Comentários. Deixe novo

  • Vanessa Ricardo
    2 de out, 2023 21:17h

    Fantástico, fascinante, é esse mundo i dos vinhos !
    Este artigo foi de muita avalia para mim . Obrigada !

    Responder
  • Jose Raimundo Alves Mendes
    17 de fev, 2021 21:55h

    Oi com essas informações não serei mais um cego no tiroteio, saberei agora como escolher um bom vinho e como harmonizar com certos tipos de alimentos.

    Responder
    • Ô coisa boa ler esse seu comentário, Jose! Todo nosso esforço aqui por trás tem como objetivo exatamente esse: facilitar pro consumidor entender um pouquinho mais, nem precisa virar expert, se não quiser. Mas conhecer o mínimo sobre vinho pra que ele possa fazer uma boa compra e gostar do produto que adquiriu. Conseguindo isso, atingi meu objetivo quando sento pra escrever esses textos! Obrigado pelo comentário!

      Marcos Marcon
      Vem da Uva
      Editor

      Responder
  • Super interessante as informações, agora saberei como escolher um vinho.
    Parabéns! Informações claras e objetivas.

    Responder
  • Gostei das informações

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.